Dia Mundial da Diabetes: Como prevenir a diabetes tipo 2 em crianças

Uma criança com excesso de peso não precisa ser colocada em uma dieta de perda de peso. As crianças em crescimento precisam de muitos nutrientes, por isso, siga as orientações de um nutricionista certificado.

Dia Mundial da DiabetesDia Mundial do Diabetes: O diabetes tipo 2 está aumentando entre crianças e adolescentes. (Fonte: Dreamstime)

Aqui estão algumas dicas para prevenir o diabetes em crianças e adolescentes.

Por Prachi Mandholia

Hoje, 14 de novembro é marcado como o Dia Mundial da Diabetes. Este dia visa conscientizar as famílias para descobrir, prevenir e controlar o diabetes. O tema do Dia Mundial da Diabetes 2018-2019 é ‘A Família e a Diabetes’. Ele se concentra no fato de que as famílias precisam trabalhar juntas na adoção de um estilo de vida saudável a fim de prevenir e controlar o diabetes.

No diabetes tipo 2, o corpo não produz insulina ou não a usa com eficácia. Isso resulta na incapacidade da insulina de regular o açúcar no sangue. Um estilo de vida que inclui alimentação saudável e exercícios regulares pode ajudar na prevenção do diabetes tipo 2.

O diabetes tipo 2, anteriormente conhecido como doença de início na idade adulta, está aumentando entre crianças e adolescentes devido à obesidade e à falta de atividade física.

O diagnóstico e o tratamento precoces são essenciais para ajudar e prevenir as complicações do diabetes. Os primeiros sinais de diabetes incluem:

  • Sede excessiva
  • Micção frequente
  • Falta de energia
  • Visão embaçada
  • Feridas de cicatrização lenta
  • Dormência de mãos e pés

Dicas para os pais ajudarem a prevenir o diabetes em crianças e adolescentes:

A obesidade é a principal causa de diabetes. O peso pode ser controlado por uma alimentação saudável e atividade física regular.

Faça escolhas alimentares saudáveis

* Armazene alimentos saudáveis ​​em casa. Longe da vista, longe da mente funciona para todos.

* Escolha opções saudáveis ​​para café da manhã e almoço tiffin.

* Alimente um desejo por açúcar com uma fruta ou frutas secas.

* Restrinja sobremesas carregadas de açúcar, como cupcakes e donuts, a uma vez por mês. Em vez disso, tente fazer doces saudáveis ​​com açúcar mascavo e mel em casa.

* Transforme-os em cana-de-açúcar ou suco de limão em vez de bebidas frias e suco embalado.

* Adote métodos de cozimento saudáveis, como assar, grelhar, assar em vez de fritar.

* Certifique-se de que a hora da refeição não coincida com a hora da tela.

* Limite as visitas a restaurantes de fast food.

* Envie-os para workshops de educação nutricional para aprender sobre escolhas alimentares saudáveis ​​e não saudáveis.

* Seja um bom modelo.

Opções de atividades

* Limite o tempo de tela a não mais de uma hora por dia.

* Certifique-se de que as crianças pratiquem atividades físicas por 60 minutos todos os dias.

* Limite as visitas a shoppings e, em vez disso, planeje viagens para parques de aventura, diversão ou naturais.

* Seja ativo como uma família. Faça caminhadas, ande de bicicleta ou façam qualquer atividade juntos.

* Dê um bom exemplo sendo você mesmo ativo.

Dicas a seguir

* Faça um check-up médico, se notar algum sinal.

* Uma criança com excesso de peso não precisa ser colocada em uma dieta de perda de peso. As crianças em crescimento precisam de muitos nutrientes, portanto, siga as orientações de um nutricionista certificado.

Gerenciar o diabetes em crianças pode ser um desafio. Os pais devem buscar a ajuda de Educadores em Diabetes, que podem orientá-los no cuidado diário de seus filhos. O Programa de Orientação incluiria:

* Desenvolver um plano alimentar saudável.

* Rastreamento de açúcar no sangue.

* Sinais de alto nível de açúcar no sangue e sua gestão.

* Uso de injeções de insulina, canetas ou bomba.

* Cuidados com os pés, pele e olhos.

(A autora é uma nutricionista registrada e uma educadora em diabetes certificada. Ela é uma nutricionista clínica em Mumbai. Para obter mais ideias, envie um e-mail para [email protected])