Por que praticar autocuidado durante o tratamento de fertilidade é importante

Lidar com o resultado - seja sucesso ou fracasso - com grande maturidade e sanidade é vital. O autocuidado lhe dá força.

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Por Dr. Parul Agrawal

Quando você tem problemas relacionados à fertilidade, pode ser difícil controlar o estresse, a ansiedade e a solidão que a acompanham. E assim que os tratamentos de fertilidade começam, esses sentimentos podem aumentar. Passar por injeções hormonais, exames de sangue e tomografias pode ser fisicamente exigente e mentalmente desgastante. Esta jornada exige paciência, generosidade e uma atitude positiva. Esteja você prestes a começar sua jornada de fertilidade ou atualmente no meio de um ciclo de fertilidade, o autocuidado pode ser uma ótima maneira de lidar com o que pode ser uma experiência emocionalmente desgastante.

A experiência é diferente para cada pessoa. Alguns navegam suavemente, outros apresentam remendos acidentados; por isso, torna-se importante comprometer-se com o autocuidado durante um tratamento de fertilização in vitro para tornar essa jornada de criação de bebês feliz e frutífera.

Como praticar o autocuidado durante um tratamento de fertilização in vitro?

* Confie no seu médico. É vital que você se sinta bem com o seu médico, se sinta conectado a ele, siga e confie em seus protocolos e conselhos. Você deve se sentir em boas mãos. A maior parte da ansiedade desaparece quando a relação médico-paciente é forte.

* Os ciclos de fertilização in vitro não devem ser planejados em meio a padrões de trabalho caóticos. Limpe seu calendário de qualquer coisa não essencial durante o ciclo de fertilização in vitro. Isso cria um espaço de que você precisa para compromissos e relaxamento.

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* O curso do tratamento deve ser discutido em detalhes com o especialista em fertilidade para que não haja ansiedade pelo desconhecido. Aprenda com seu médico qual componente do autocuidado contribuiria para a maior taxa de sucesso e quais fatores contribuem para seu fracasso.

* Exclua o que esgota você. Purifique sua vida eliminando as coisas tóxicas que o drenam completamente. Não assuma o fardo de certas pessoas, compromissos e relações que não estão funcionando para você e estão afetando negativamente sua saúde física e mental. Conserve a sua energia e concentre-se no seu objetivo.

* Seja gentil com você mesmo. Não há nada para se sentir culpado por não poder ter um bebê. A vida tem seus próprios caminhos e a positividade flui apenas quando você se sente positivo sobre si mesmo. A primeira coisa a lembrar é ser gentil consigo mesmo. Muitas vezes, as pessoas se sentem isoladas e se pressionam muito. Não faça isso.

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* Yoga é um hábito transformador que não apenas o torna mais forte física e emocionalmente, mas também o eleva espiritualmente. Começar a ioga seis semanas antes dos ciclos de fertilização in vitro pode ajudar o casal a superar a ansiedade do tratamento. Pessoas com problemas de infertilidade freqüentemente relatam que se sentem melhor, mais fortes e mais poderosas e confiantes sobre seu corpo após a prática de ioga. Os músculos bem tonificados, flexíveis e fortes também ajudam você a atravessar a gravidez e o parto sem problemas. Existem certos asanas e pranayama que destressam sua mente e aumentam o fluxo sanguíneo para os órgãos da pélvis, ajudando a superar a infertilidade.

* Praticar meditação e outras técnicas de relaxamento podem fazer maravilhas por você nesta jornada da paternidade. Durante o estresse, os níveis de cortisol e adrenalina aumentam. Praticar meditação ajuda a eliminar o estresse.

* Siga suas atividades de lazer para manter sua mente relaxada. Ouvir sua música favorita, ler livros e cuidar do jardim, assistir filmes, passear com seu parceiro, conversar com seus amigos, etc., pode fazer você se sentir alegre. Rir em voz alta com seus amigos é um grande destruidor de estresse. Nunca se esqueça de cuidar de si mesmo. Um spa relaxante, manicure ou pedicure em casa pode fazer você se sentir bem. Persiga seus hobbies, como pintar, tocar instrumentos musicais, tricô, etc. É benéfico mergulhar completamente em uma atividade que o mantenha focado.

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* Uma melhor comunicação com seu parceiro também ajuda. A união pode tornar as coisas muito mais fáceis e a jornada se torna mais tranquila.

* Quando se sente estressado, anseia por comida reconfortante. Mas alimentos com calorias vazias devem ser evitados. A dieta deve ser mais focada em frutas e vegetais verdes. Alimentos para fertilidade, conforme recomendado pelo seu médico, devem ser seguidos, mas isso não significa que você não possa se dar ao luxo de vez em quando.

* O sono adequado é importante para a restauração. Isso o fortalece e revigora para mais um dia. É essencial para a estabilidade física e emocional.

Lidar com o resultado - seja sucesso ou fracasso - com grande maturidade e sanidade é vital. O autocuidado lhe dá força. Além disso, melhora a taxa de sucesso, então cuide de si mesmo e prepare-se para o seu pacote de alegria.

(O escritor é um consultor sênior de fertilidade e fertilização in vitro no Cloudnine Group of Hospitals, Noida)

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