Seis maneiras naturais de aumentar a memória do seu filho

Talvez o mais importante, os exercícios desempenham um papel importante na neuroplasticidade, aumentando os fatores de crescimento e estimulando novas conexões neuronais.

Prestar atenção!

Uma combinação de super ioga cerebral, exercícios e a dieta certa pode aumentar a capacidade de atenção do seu filho!

Por Megha Pai

Você já ouviu o ditado ‘memória de um peixinho dourado’? O tempo médio de atenção para o peixe dourado infame e desmiolado é de nove segundos. No entanto, de acordo com um novo estudo, as pessoas agora geralmente perdem a concentração após oito segundos, o que significa que os seres humanos agora têm uma capacidade de atenção menor do que um peixinho dourado!

Os efeitos negativos de nosso estilo de vida digital são ainda mais prejudiciais para as crianças. A incapacidade das crianças de se concentrar e reter as coisas tornou-se um grande problema hoje. As crianças estão constantemente sendo diagnosticadas com transtornos de déficit de atenção (DDA) e sendo medicadas. Mas esses medicamentos vêm com efeitos colaterais graves e prejudiciais. Em vez de depender de medicamentos químicos para manter seu filho concentrado e com energia, por que não tentar algo um pouco mais sustentável e benéfico para sua mente e corpo. Aqui estão algumas maneiras naturais de melhorar a memória do seu filho:

1. Pranayamas

Pranayam Asana sendo feito pelas crianças

Pranayamas ou exercícios respiratórios são uma maneira fácil de relaxar a mente e melhorar a concentração. Bhramari Pranayama (Humming Bee Breath) ajuda a acalmar a atividade mental, libera emoções negativas e melhora a concentração e a memória. Nadi Shodan Pranayama (respiração nasal alternada) acalma o sistema nervoso e melhora a atenção.

2. Exercício

Um grupo de crianças se exercitando.

Um treino físico ajuda o cérebro a se manter afiado. Aumenta o oxigênio para o cérebro e reduz o risco de distúrbios que levam à perda de memória. Talvez o mais importante, os exercícios desempenham um papel importante na neuroplasticidade, aumentando os fatores de crescimento e estimulando novas conexões neuronais. Você também pode tentar alguns asanas de ioga, como Paschimottanasana (Sentado para a frente, curvado), Halasana (postura do arado), Setu Bandhasana (postura da ponte) e até mesmo Super Brain Yoga para aumentar as funções cerebrais.

Veja como você pode fazer super ioga cerebral:

Fique em pé e ereto, com os braços de lado. Levante o braço esquerdo e segure o lóbulo da orelha direita com o polegar e o indicador. Seu polegar deve estar na frente. Levante o braço direito e segure o lóbulo da orelha esquerda. Seu braço direito deve estar sobre o braço esquerdo. Inspire profundamente e agache-se lentamente até a posição sentada. Permaneça nesta posição por 2-3 segundos. Expire suavemente ao se levantar novamente. Isso completa um ciclo. Você pode repetir este ciclo cerca de 15 vezes por dia.

Benefícios do super brain yoga:

O super brain yoga ativa os pontos de acupuntura no lóbulo da orelha que ajudam a estimular a massa cinzenta. Este exercício ajuda seu cérebro ao:

Sincronizando o lado esquerdo e direito do cérebro.

Distribuindo níveis de energia e aumentando a sensação de calma.

Aumentar a energia mental e a criatividade.

Melhorando o foco, a concentração e o poder da memória.

Aumentar as habilidades de tomada de decisão.

Aliviar o estresse ou problemas comportamentais.

3. Nutrição

A comida que comemos tem muito a ver com o funcionamento do cérebro. Certifique-se de alimentar seus filhos com muitas frutas e vegetais frescos em sua dieta, que são ricos em antioxidantes, gorduras boas, vitaminas e minerais. Evite alimentos açucarados, artificiais e processados, tanto quanto possível. Além disso, certifique-se de que eles estão bebendo água o suficiente para se manterem hidratados, pois a desidratação afeta negativamente a capacidade do cérebro de pensar.

4. Desintoxicação digital

A exposição constante a aparelhos eletrônicos está, na verdade, mudando a própria estrutura e fiação de seus cérebros e afetando negativamente sua capacidade de focalizar e reter detalhes. Portanto, é melhor cortar ou limitar o tempo de tela de seus filhos, pois seus cérebros ainda estão em desenvolvimento e maleáveis.

5. Ayurveda

Existem três tipos principais de mente-corpo no Ayurveda - Vata, Pitta e Kapha. Existem sete combinações diferentes desses três tipos básicos. Uma criança pode ser Vata-Pitta, ou Pitta-Kapha ou Vata-Kapha. Ou ele ou ela pode ser uma combinação dos três.

Um médico ayurvédico pode verificar o Nadi (pulso) do seu filho e dizer a Prakriti (natureza) do seu filho. Compreender o tipo mente-corpo do seu filho pode ajudá-lo a entender sua natureza e também como ajudá-lo a aprender, reter e relembrar o conhecimento com facilidade e sem esforço.

6. Sudarshan Kriya Yoga

Sudarshan Kriya Yoga é um exercício de respiração rítmica ensinado pela Art of Living. Mais de 70 estudos independentes mostraram que a prática regular de SKY aumenta a memória e a consciência.

(Com contribuições de Shreya Chugh, Diretor Internacional, Programas Art of Living Kids)