Mulheres grávidas devem comer macarrão?

Dia Mundial da Massa: A massa contém nutrientes como vitamina A, B, ácido fólico e o macronutriente mais essencial, carboidrato.

massaDia Mundial da Massa: As mulheres grávidas devem comer o tipo certo de massa. (Fonte: Getty Images)

Dia Mundial da Massa: Comer massa é bom para mulheres grávidas? Sim, mas apenas o tipo certo.

Por Payal Kothari

O macarrão é um prato italiano favorito para muitas de nós, mas comer macarrão durante a gravidez pode afetar a mãe e o bebê. É um prato fácil e barato de cozinhar para mães ocupadas, mas exagerar pode prejudicar o bem-estar de ambas.

A massa contém nutrientes como vitamina A, B, ácido fólico e o macronutriente mais essencial, carboidrato. A massa também contém lectinas e fitatos, que extraem alguns micronutrientes como zinco e magnésio da futura mãe e indiretamente do bebê no útero.

Escolhendo a massa certa

O tipo de massa proveniente e consumido é extremamente importante. Em vez de comer uma massa refinada de farinha simples, comprar massa rica em fibras é uma boa opção. Massa de trigo integral, massa de quinua, massa de espelta, massa de semolina e até massa de feijão vermelho estão agora disponíveis online e na maioria das lojas de produtos naturais. Essas alternativas são ricas em fibras, proteínas e previnem a obesidade durante os trimestres da gravidez. Comer massas de farinha simples aumenta os níveis de açúcar no sangue e aumenta o ganho de peso. No entanto, os carboidratos ricos em fibras mantêm os níveis de açúcar no sangue na corrente sanguínea (Diabetes Gestacional) e também mantêm as oscilações de humor durante os nove meses, algo pelo qual muitos futuros pais ficariam gratos.

Massa de quinua sem glúten (fonte: Getty Images)

Macarrão de arroz integral é uma ótima alternativa ao trigo integral para mamães que são sensíveis ao glúten ou sofrem de SII (síndrome do intestino irritável). Ele também cuida da síndrome do intestino permeável, que pode levar a problemas de saúde até mesmo para o bebê. Massas complexas como quinoa, espelta, etc, são ricas em ferro e ácido fólico, evitando anemia e fraqueza durante a gravidez.

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Como cozinhar macarrão

Adicionar vegetais ricos e uma variedade de vegetais coloridos à sua massa, juntamente com saborosos molhos ricos em ervas, com uma pitada de azeite de oliva e queijo por cima, tornaria o prato muito saudável e saciante. Escolha o molho pesto ao invés do molho de tomate; escolha o queijo fresco em vez do queijo processado. Cubra sua massa com alguns pinhões ou amêndoas e todo o constituinte muda. Uma futura mamãe está sempre desejando refeições deliciosas, então macarrão é uma boa opção de vez em quando. Exagerar pode aumentar as calorias e a digestão pode ficar sobrecarregada. Os desejos são parte integrante da vida de uma mulher grávida, e uma massa bem preparada realmente a faria sorrir e brilhar.

Receita de massa de quinua

Ingredientes:

1 xícara de massa de quinua | ½ xícara limpa de brócolis meio cozido | ½ xícara de abobrinha | ½ xícara de cenouras | ¼ colher de chá de alho | ¼ colher de chá de gengibre | ½ colher de chá de flocos de pimenta | 2-3 colheres de sopa de azeite | ¼ xícara de queijo parmesão | Sal a gosto

Método:

Ferva o macarrão de quinua em água quente, até que esteja macio.

Em uma panela grande, adicione o azeite; uma vez quente, acrescente o gengibre, o alho e mexa até dourar.

Em seguida, adicione todos os vegetais, refogue por alguns minutos e acrescente o macarrão de quinua junto com um pouco de sal e flocos de pimenta.

Cubra com queijo.

Um pouco de cautela é ótimo durante os três trimestres. A comida caseira é a melhor opção. Se for comer fora, certifique-se de que a comida esteja bem cozida, fresca e rica em fibras e vegetais, o que é bom para a mamãe e para o petisco.

(O escritor é um nutricionista integrador e funcional.)