Você já ouviu falar da técnica 4D para controlar o estresse e a ansiedade?

É importante ser capaz de diferenciar entre estresse e ansiedade. O estresse se deve principalmente a um motivo específico, mas a ansiedade vem mais de pensamentos imaginários e futuristas.

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Por Dra. Himani Khanna

Alguma vez nos perguntamos de onde vem essa palavra estresse e qual é esse sentimento? Nestes tempos de pandemia, equilibrando o trabalho de casa com os deveres dos pais, muitas vezes ouvimos essas palavras 'estresse', 'ansiedade' e agora, para adicionar ao vocabulário, há 'medo'. Estresse originou-se de uma palavra latina 'strictis' que significa rigidez. Esses estados mentais e cognitivos dinâmicos podem afetar nosso corpo físico, causando perturbação da homeostase, por isso é importante aprender técnicas para combater o estresse.

Estresse pode ser ‘eustress’ significa bom estresse, o que nos motiva a atingir nossos objetivos e ‘angústia’, que não é saudável, perturba nosso biorritmo e afeta nossa saúde física e mental.

É importante ser capaz de diferenciar entre estresse e ansiedade. O estresse se deve principalmente a um motivo específico, mas a ansiedade vem mais de pensamentos imaginários e futuristas. O estresse pode ser controlado por várias técnicas, mas a ansiedade pode precisar de farmacoterapia. O estresse é de curto prazo e pode levar a distúrbios do sono, falta de atenção e concentração e, se não tratado, pode levar à ansiedade que tem manifestações físicas como palpitações, sudorese, perda de apetite e distúrbios do sono que, se persistirem por muito tempo, também podem levar ao sentimento de inutilidade e ideação suicida.

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Para prevenir o estado de estresse e ansiedade - que é secundário aos nossos medos - podemos seguir uma técnica 4D simples e ensinar as crianças a administrar o estresse também, desde tenra idade. O primeiro D é a respiração profunda (desestressar). Sempre que um pensamento negativo atinge nossa mente, podemos respirar profundamente algumas vezes para reconhecê-lo e não para ignorar o pensamento. Isso pode nos impedir de entrar em um estado estressante e ansioso. O segundo D é beber um copo d'água. Isso interromperá o ciclo de pensamentos negativos, desviando sua atenção e lhe dará alguns segundos para refletir e responder de maneira mais apropriada. O terceiro D é o atraso. Apenas diga à sua mente que você está tendo esses pensamentos desagradáveis, especialmente se estiver no meio de uma tarefa. Diga a si mesmo que terminará o trabalho em questão e pense nesses assuntos um pouco mais tarde. Atrase seus pensamentos problemáticos. Diga a si mesmo a cada dia: minha mente segue meus comandos e estou muito bem no controle de mim mesmo e de meus pensamentos. Revisar esta declaração várias vezes ao dia também o ajudará a adiar os pensamentos negativos. Pratique esses hábitos com seus filhos para que aprendam a recorrer a essas técnicas sob estresse.

Por último, mas não menos importante, o quarto D distrai. Aprenda a se distrair fazendo algo que o deixe feliz ou interessante. Distrair-se das informações esmagadoras dos canais de notícias e conversas pode ser útil para mantê-lo mais focado e feliz. Quando as crianças enfrentam ansiedade durante esses momentos, esse será um truque útil para distraí-las com conversas sobre momentos mais felizes.

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Siga estas técnicas 4D e mantenha o estresse e a ansiedade sob controle e ajude você e sua família a ter um estilo de vida mentalmente saudável. Sem esquecer que temos total controle de nossas mentes; não percamos esse controle. Vamos criar uma comunidade de indivíduos mental e fisicamente saudáveis, incluindo crianças.

(O escritor é o pediatra desenvolvimentista e cofundador da Continua Kids)