Os exercícios durante a gravidez podem facilitar o trabalho de parto, manter seu bebê saudável

Pesquisas mostram que bebês de mães que se exercitam durante a gravidez têm pontuação mais alta, em média, em testes de inteligência geral, têm batimentos cardíacos estáveis ​​durante e após o trabalho de parto e têm funções cerebrais mais ativas e maduras.

exercício de gravidezOs exercícios durante a gravidez podem mantê-la física e mentalmente saudável. (Fonte: Getty Images)

Fazer exercícios durante a gravidez é bom para a saúde da mãe e do bebê. Contanto que você se exercite com cautela e não exagere, a maioria dos exercícios pode ser realizada com segurança durante a gravidez.

Mulheres grávidas com gravidez normal devem fazer pelo menos 30 minutos de exercícios moderados. Os exercícios mais seguros e produtivos são natação, caminhada rápida, ciclismo estacionário, elíptico, pranayama (exercícios respiratórios), treinamento com pesos leves, exercícios de Kegel, etc. Qualquer exercício ou ambiente que eleve a temperatura de uma mulher grávida em mais de 1,5 grau deve ser evitado, pois faz com que o sangue seja desviado do útero para a pele à medida que o corpo tenta se resfriar.

Aqui estão alguns dos exercícios que você pode fazer:

Ioga pré-natal

Praticar ioga durante a gravidez traz muitos benefícios. Não só mantém o seu corpo saudável, mas também acalma a sua mente. Você pode começar com ioga pré-natal e depois continue sua prática regular de ioga com algumas modificações.

Agachamentos

O agachamento é um dos melhores exercícios para mantê-la saudável e fazer você se sentir melhor durante a gravidez, desde que não exagere. Pernas fortes são essenciais quando se trata de trabalho e o impulso final para dar à luz. Quando você se agacha para induzir o parto, cria mais espaço para o bebê descer pelo canal do parto. Evite estocadas e flexões profundas dos joelhos para ter certeza de não machucar as articulações.

Exercício Kegel

O exercício de Kegel (inventado como um tratamento não cirúrgico da incontinência urinária por fraqueza e / ou frouxidão dos músculos perineais) ajuda a fortalecer o assoalho pélvico, o grupo muscular que controla todo o fluxo de urina e a contração da vagina e do esfíncter anal. Um dos muitos benefícios de fazer este exercício é que eles evitam a incontinência urinária, uma queixa bastante comum nos últimos trimestres e durante pós-parto .

Alongamento

Um corpo grávido está mais sujeito a cãibras musculares nas pernas e o alongamento pode ajudar a superá-lo. Você pode fazer isso em qualquer lugar, a qualquer hora, mesmo que passe a maior parte do dia sentado.

Os benefícios do exercício durante a gravidez

O exercício pode prevenir diabetes gestacional . Faz com que seu cérebro libere endorfinas, as substâncias químicas da felicidade que melhoram seu humor naturalmente, diminuindo o estresse e a ansiedade. Um forte conjunto de abdominais é a melhor defesa contra a dor nas costas, que assola muitas mulheres grávidas. Os exercícios que não visam diretamente a barriga também podem aliviar a dor nas costas e a pressão. Um corpo ativo estimula os intestinos ativos. As mães que se exercitam tendem a ter intervenções mais curtas de trabalho de parto e parto, incluindo cesáreas. Quanto mais em forma você ficar durante a gravidez, mais rápido se recuperará fisicamente após o parto. Muitas mulheres grávidas têm dificuldade em dormir, mas aquelas que se exercitam de forma consistente costumam dormir melhor e acordar sentindo-se mais descansadas. Um pouco de exercício pode ajudar muito a aumentar seus níveis de energia.

Os benefícios dos exercícios para o bebê

Os bebês também são estimulados pelos sons e vibrações que experimentam no útero durante os exercícios da mãe grávida. Eles nascem com um peso mais saudável e se recuperam do estresse do nascimento mais rapidamente. Pesquisas mostram que bebês de mães que se exercitam durante a gravidez têm pontuação mais alta, em média, em testes de inteligência geral, têm batimentos cardíacos estáveis ​​durante e após o trabalho de parto e têm funções cerebrais mais ativas e maduras.

Precauções

Seu médico pode restringir os exercícios se você tiver um histórico de aborto espontâneo ou parto prematuro, ou se você tiver um colo do útero incompetente, sangramento ou manchas persistentes no segundo ou terceiro trimestre, doenças cardíacas, pressão alta, anemia, etc.

Fazer

  • Mantenha-se bem hidratado. Beba muita água antes, durante e após o exercício.
  • Não se alongue se alguma coisa for desconfortável.
  • Comece devagar e aumente gradualmente o seu treino.
  • Faça pausas regulares.
  • Certifique-se de usar roupas largas e confortáveis.
  • Termine de comer pelo menos uma hora antes do exercício.
  • Consulte o seu especialista antes de iniciar qualquer exercício.

Não é

  • Exercícios de alto impacto, como pular, pular, quicar, esquiar, etc.
  • Esportes como futebol, basquete, vôlei ou ginástica e evite alongamento excessivo.
  • Exercícios que envolvem equilíbrio, como ciclismo, aeróbica, balé, principalmente no final da gravidez.

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  • Depois de atingir a 16ª semana de gravidez, pule os exercícios que envolvem ficar deitada de costas ou ficar parada em um lugar por longos períodos.
  • Faça exercícios em clima quente e úmido.
  • Alongue demais os músculos abdominais.
  • Não faça exercícios até a exaustão.

Sempre consulte seu ginecologista antes de iniciar qualquer exercício.

(Com contribuições do instrutor de fitness e especialista em saúde Pramod CK)