Dicas de nutrição ayurvédica para novas mamães: melhor lactação e outros benefícios

Vamos dar uma olhada em alguns dos segredos nutricionais mais recomendados para as novas mães que abordam preocupações comuns tanto no nível físico quanto psicológico.

nutrição ayurvédica, novas mãesA nutrição pós-parto é crucial porque a nutrição da mãe também é a única fonte de nutrição para a criança. (Fonte: Getty Images)

Por Dr. Partap Chauhan

A euforia do parto geralmente envolve tanto a família que a saúde e a nutrição da nova mãe ficam em segundo plano. A nutrição pós-parto é crucial porque a nutrição da mãe também é a única fonte de nutrição para a criança. O ônus de repor o estoque de nutrientes da mãe recai sobre os membros da família, cuidadores e o cônjuge, mas o mais importante é sobre a própria mãe.

Vamos dar uma olhada em alguns dos segredos nutricionais mais recomendados, de acordo com a Ayurveda, para as novas mães que abordam preocupações comuns em ambos os níveis físico e psicológico.

Ervas para uma melhor lactação

A formação escassa de leite é uma preocupação comum em muitas mães pela primeira vez. Desequilíbrio hormonal, estresse ou deficiências nutricionais podem causar isso. Gengibre, alho, feno-grego e Peppily Muul (raiz de Pippali) têm sido recomendados como remédio para esse problema. Aqui está uma receita simples das escrituras.

Receita Ayurvédica: Ginger-Jaggery Pops: Tome 1 colher de chá de açúcar mascavo em pó. Misture 2 pitadas de gengibre em pó, 2 pitadas de açafrão e misture tudo bem com 1 colher de chá de ghee. Se você conseguir Panchkula Ghee, nada melhor, ele é infundido com as propriedades de 5 ervas. Caso contrário, um ghee A2 de boa qualidade ou ghee caseiro também servirá. Misture tudo de forma consistente, faça bolinhas do tamanho de M & Ms e tome 2 a 3 vezes ao dia.

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Ajudando o útero a se remodelar

A gravidez deixa um vazio no corpo que aumenta a quantidade de Vata / Vayu no corpo. Primeiramente, esse vazio existe no útero estendido, que leva cerca de 6 a 8 semanas para voltar à sua forma original. Além disso, o períneo geralmente fica dolorido e inchado por uma ou duas semanas após o parto. Minimizar Vata Dosha com uma dieta e estilo de vida adequados ajuda nesses dois aspectos. As dietas precisam ser preparadas com exclusividade de acordo com seu tipo de corpo, mas como regra geral, consuma refeições quentes recém-preparadas que tenham qualidades úmidas, doces e nutritivas. Além disso, você pode levar itens azedos. Inclua quantidades generosas de ghee, leite, frutas, grãos, nozes e sementes em sua alimentação. Tente evitar rabanetes, nabos, melão amargo, couve, berinjela e todos os feijões por pelo menos alguns meses após o parto.

Receita Ayurvédica: Ashwagandha-Cardamom Tea: Ashwagandha e Cardamom são ótimos para gerenciar Vata Dosha. Pegue 1 colher de chá de pó de Ashwagandha e uma pitada de pó de cardamomo e ferva em um copo de água quente. Coe e adicione mel quando o chá atingir a temperatura ambiente. Beba duas ou três vezes por dia.

Gerenciando a constipação pós-parto

O problema do aumento de Vata começa durante a gravidez e pode durar muito depois do parto. Além de ser a causa de dores no corpo, o Vata agravado também está relacionado à constipação, de acordo com o Ayurveda. Além disso, durante as primeiras semanas, os movimentos intestinais são um desafio em si por causa do períneo dolorido. Você pode ajudar a si mesmo substituindo suas bebidas à base de cafeína por chás ayurvédicos.

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Receita Ayurvédica: Chá Triphala: Triphala, feito com três frutas: Amla, Haridra e Bibhitaki é um excelente laxante natural e ajuda a reduzir Vata. Você pode obter facilmente o pó Triphala de químicos fitoterápicos. Adicione uma colher de chá a 2 xícaras de água e ferva até reduzir à metade. Coe, deixe esfriar, adicione 1 colher de chá de mel e tome um gole! É melhor tomar à noite, 20 minutos após o jantar. Você também pode tomar um copo de leite morno e adicionar 2 colheres de chá de ghee e beber 15-20 minutos antes de deitar.

(Este não é um substituto para a opinião médica. Se você tiver quaisquer problemas de saúde, lembre-se de consultar um profissional médico.)

(O autor é o diretor do Jiva Ayurveda, um autor, orador público e Ayurvedacharya.)