5 dicas para um parto fácil e tranquilo, a partir de uma ginja

Descanse adequadamente antes que o bebê chegue. Durma pelo menos oito horas diárias para garantir uma experiência de parto mais tranquila. O trabalho de parto exige que a mãe esteja calma e serena, e estar bem descansada pode ajudar.

dicas fáceis de parto, dicas de gravidezEsteja bem descansado antes de entrar em trabalho de parto. (Fonte: Getty Images)

Da Dra. Rita Bakshi

A maioria das futuras mães que conhecemos fica verdadeiramente entusiasmada com a notícia de sua gravidez. Por mais felizes que sejam, elas também estão preocupadas e preocupadas com o quão doloroso e difícil todo o processo de parto pode ser. A dor latejante durante o trabalho de parto é causada pelas contrações dos músculos do útero e pela carga e pressão no colo do útero. As mulheres podem sentir cólicas no abdômen e nas costas.

Existem inúmeras maneiras de garantir que a futura mãe passe pelo parto com facilidade, mas quase toda a preparação para a chegada do bebê começa muito antes das contrações reais. No entanto, consulte seu médico antes de iniciar qualquer rotina de exercícios. Então, aqui estão algumas dicas para um trabalho fácil e tranquilo:

Ioga

É muito importante que a mãe pratique ioga durante a gravidez. Fazer ioga tem inúmeros benefícios para a mãe e seu bebê, pois garante a evacuação adequada. A ioga apóia e prepara o corpo para ser flexível durante o trabalho de parto, já que as posições mantêm a pélvis móvel e aberta para uma chegada do bebê sem estresse. A ioga também acalma a mente da mãe. Além disso, é essencial que a mãe continue a praticar ioga mesmo após o parto.

ioga da gravidezA ioga prepara o corpo para ser flexível durante o trabalho de parto. (Fonte: Getty Images)

Alimentos

É muito essencial que uma futura mãe consuma uma dieta rica em proteínas. Alimentos como frutas frescas e vegetais com folhas são obrigatórios para mulheres grávidas. As vitaminas A, B, C e E garantem o equilíbrio dos hormônios nas fases posteriores da gravidez e tonificam o útero para um parto normal rápido. A vitamina K ajuda na coagulação do sangue e diminui a probabilidade de ocorrer uma hemorragia após o nascimento, o que pode ser perigoso para a mãe.

Dormir

A gestante deve dormir adequadamente durante a gravidez, pois pode não conseguir dormir quando o bebê nascer. Ela deve dormir pelo menos oito horas todos os dias para garantir uma experiência de parto mais tranquila. O trabalho de parto exige que a mãe esteja calma e serena, e estar bem descansada pode ajudar.

Massagem

Uma massagem costuma fazer maravilhas para muitos. Uma massagem regular durante a gravidez ajuda a relaxar os músculos tensos. Também é ótimo se a massagem acontecer no períneo, pois isso deve preparar a vagina para a pressão que se aproxima.

Agachamentos

O agachamento é o exercício mais eficaz para uma mulher grávida, pois é considerado o melhor exercício para um parto fácil. É sugerido fazer 15 a 20 agachamentos diários para que as mães grávidas tenham uma ótima experiência de parto, pois ajuda a empurrar o bebê para baixo em direção ao colo do útero. Assim, o agachamento auxilia no parto mais rápido e tranquilo.

(O escritor é ginecologista sênior e fundador do Centro Internacional de Fertilidade.)